O PROJETO DE ARQUITETURA 

Tipologias de intervenção

A Arquitetura abrange várias escalas e tipologias de intervenção. Podemos falar numa escala mais reduzida, de edifícios de habitação unifamiliar ou edifícios de habitação coletiva, de edifícios comerciais ou de serviços, edifícios industriais ou armazéns, ou, numa escala mais alargada, de projetos de
urbanismo (planos de urbanização, de pormenor e loteamentos).

Habitação unifamiliar ou coletiva

Edifícios comerciais ou de serviços

Edifícios industriais ou armazéns

Planos de urbanização, pormenor, loteamentos

Equipamentos

O projecto de arquitetura

Um projeto típico pressupõe vários estádios de desenvolvimento dos trabalhos até à sua conclusão. Cada fase depende das decisões tomadas na fase imediatamente anterior. A execução é fundamental para a fase que a sucede - a obra e para o bom desenvolvimento dos trabalhos.

Programa

Apreciação, análise, avaliação, definição do problema/programa pretendido

Estudo prévio

Definição de desenhos que procuram a solução aos problemas apresentados

Projeto base

Desenvolvimento de desenhos técnicos (2D e 3D) que consolidam e otimizam a solução final de acordo com a legislação em vigor (nacional/municipal/local) e preparam o projeto para a fase das especialidades e procedimento administrativo aplicável

.

Projeto de execução

Definição dos pormenores, acabamentos e especificações técnicas e tecnológicas

Obra

Esta é a fase final de todo projeto, a sua concretização. Para que se consiga realizar com sucesso é necessária a preparação prévia de uma série elementos (execução) que vão esclarecer todas as dúvidas que possam vir a surgir antes e durante a construção.
Nesta fase estão compreendidos vários tipos de trabalhos como por ex. o auxílio à seleção de empreiteiros; o acompanhamento de obra para garantia da compatibilização das várias especialidades do projeto e do resultado/correspondência com o projeto, etc.

Quais os procedimentos
mais comuns?

Com certeza já todos ouviram falar de licenciamento. Este é o procedimento mais comum no nosso país mas importa perceber que não é o único.

Licenciamento

É um tipo de controlo prévio aplicável à realização de obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição de imóveis. Implica a entrega faseada dos vários projetos, designadamente: arquitetura > especialidades > documentos relativos à obra (empreitada)

Comunicação Prévia

À semelhança do licenciamento, a comunicação prévia é também um procedimento administrativo de controlo prévio para operações urbanísticas. No entanto, é um procedimento com determinadas vantagens para o requerente, uma vez que diz respeito a zonas onde as regras urbanísticas estão bem claras, a lei prevê que se dê entrada na câmara municipal com todos os projectos em simultâneo.

Pedido de Informação Prévia

Também designado pela abreviatura de PIP, é um modo facultativo de obter informação acerca de determinada operação urbanística ou conjunto de operações urbanísticas diretamente relacionadas que se pretendem executar.

Que tipos de operações urbanísticas existem?

Em construção são diversos os tipos de intervenção que podem ser realizados num imóvel dependendo do tipo de projeto e objetivo de cada cliente. Importa fazer uma análise prévia para conseguirmos orientar corretamente cada operação.

Construção / demolição

Construção de novas edifícações.
Demolição de parte/totalidade de construções existentes. 

Alteração / Ampliação / Legalização

Alterações parciais realizadas a uma edificação

Reconstrução / Reabilitação

Tratamento de recuperação integral realizado a uma edificação ou parte dela. Passa por construir de novo mantendo as mesmas caraterísticas ou recuperar o edificado existente.