O conceito PassivHaus foi desenvolvido na Alemanha no final dos anos 80 com base num projeto piloto em Darmstadt, naquele mesmo país. Em 1996 é fundado o Passive House Institute através do Dr. Wolfgang Feist, e é, hoje em dia, o organismo que gere toda a atividade de investigação e certificação de edifícios construídos segundo este conceito.
Define-se pela construção baseada em estratégias passivas, que resulta no baixo consumo de energia (com exigências de aquecimento de apenas um décimo da média dos edifícios existentes), garantindo um elevado conforto térmico dos espaços interiores através de um "pulmão" que estabelece um caudal de ar mínimo constante 24h/dia, necessário para manter a qualidade e salubridade do ar interior.
O conceito PH define, assim, um padrão construtivo internacional que resulta em edifícios de elevada eficiência energética, elevado conforto térmico interior, sustentáveis e economicamente competitivos. Este método construtivo resulta da otimização do exercício da engenharia e arquitetura, articulados, utilizando os recursos disponíveis da forma mais inteligente possível para conseguir tirar o melhor proveito dos mesmos.
Passive House é um conceito construtivo que define um padrão de elevado desempenho
sob o ponto de vista energético, saudável, confortável, economicamente acessível e sustentável.
O conceito de Casa Passiva não se limita a um sistema construtivo, a determinados materiais, a uma tipologia de edifícios ou a determinada região climática. Exemplos de edifícios certificados são apresentados em Passive House Database. Atualmente, existem em todo o mundo aproximadamente 60000 edifícios construídos segundo este conceito.
A construção segundo o conceito de Casa Passiva é uma das soluções para o cumprimento das exigências da Diretiva Europeia 2010/31/EU que estabelece a ambiciosa meta dos edifícios de necessidades quase nulas de energia (Near Zero Energy Buildings).
Para projetar edifícios segundo este conceito, os profissionais da construção necessitam de conhecimentos adicionais sobre como projetar, dimensionar e construir um edifício Passive House. O certificado de Passive House designer mostra ao proprietário do edifício que o projetista ou consultor adquiriu esses conhecimentos.
Um designer certificado pode: Implementar soluções Passive House; projetar edifícios Passive House e NZEB (Net Zero Carbon Buildings) e utilizar a ferramenta PHPP (Passive House Planning Package).
Os edifícios construídos segundo este conceito, uma vez cumprindo os requisitos necessários, obterão a Certificação Casa Passiva. Esta certificação oficial, em função das necessidades e do uso de fontes de energia renovável do edifício, divide-se um três classes: Classic, Plus ou Premium.
A procura por designers/consultores de casas passivas certificados pode ser realizada usando a função de busca para membros da iPHA The International Passive House Association, aqui.
Na nossa equipa contamos com um Passive House Designer certificado > a arqª Renata Santos.