Caleidoscópio  

Projeto de arquitetura - remodelação de anexo
CONSTRUÍDO
2022
Porto

Conceito caleidoscópio - multiplica-te!
Uma lavandaria de 20m2 no quintal de uma casa de 1892, no Porto, transforma-se num refúgio para a criatividade e para o amor. 
Inspirada na cena do espelho do 007 de O Homem com a Pistola de Ouro, de 1974, esta é uma sala inesquecível: a partir do momento em que se entra, a perceção muda e o seu próprio reflexo (e o do jardim) vai tomar conta das paredes.
Para se integrar na natureza, a fachada do jardim é feita de vidro espelhado.
A vegetação é semelhante a uma selva junto ao telheiro, pelo que a maior parte da luz entra por uma clarabóia junto à parede traseira: um rasgo de luz de 3m de comprimento e 60cm de largura.

O chão é uma camada fina de argamassa industrial verde que sobrou de um projeto anterior. 
A cortina que corre numa calha em forma de C, cobre todo o perímetro do espaço central e permite flexibilizar o espaço que pode ser um, dois ou três em simultâneo.

Uma das premissas deste projeto foi potenciar um material comum a parecer requintado.
Inicialmente foram desenvolvidos uns painéis com rodas, com uma face em espelho e outra em cortiça, criando o efeito de estarmos numa sala toda espelhada. Na realidade, as rodas destes painéis de dupla face permitiam moldar o espaço pela inversão do material - espelho e cortiça - podendo transformar completamente o espaço, num ambiente distinto. A certa altura as cortinas vieram substituir parte dos espelhos e, para total conforto de quem vai experienciar este local, introduziu-se um wc que atribui independência e autonomia ao espaço - agora com área de duche, de serviço e de dormir.

Parceria: OTTOTTO
Coautoria: Pedro Pardinhas
Crédito das fotos: Dinis Sottomayor

planta
alçado sem vegetação
corte longitudinal
pormenor telhado e pavimento