O novo escritório da VIVA IN situa-se num edifício de escritórios e comércio nas Antas, Porto. Um open space, em fase de acabamentos, representou uma tela em branco onde o desafio foi materializar o ADN da empresa e preparar-lo para os seus novos desafios. Este projeto procura não só satisfazer as necessidades funcionais de um escritório onde se desenvolve apoio domiciliário, mas também, criar um ambiente que promova o bem-estar emocional e psicológico de todos os que o utilizam.
O conceito para este projeto surgiu de imediato na primeira reunião com a Sofia Calamote, CEO da VIVA IN. Assenta na criação de um ambiente que evoque as emoções e sensações associadas à casa, ao lar, um desafio apaixonante. Isto é especialmente importante no contexto de uma empresa com este tipo de serviço, onde o cuidado e a proximidade humana são fundamentais.
A estrutura do espaço, as diferentes áreas e a forma como se relacionam, assentam neste princípio. Foram consideradas duas áreas com diferentes graus de apropriação: uma área aberta e exposta, semelhante ao espaço social de uma casa que aqui associamos à receção, sala de espera, copa e sala dos funcionários da Viva In onde todos os espaços comunicam entre si, sendo fundamental a relação visual entre todos, como forma de promover uma sensação de fluidez, proximidade e continuidade; e uma outra área, de caráter mais privado, composta por uma sala de reuniões, sala da direção e duas salas de trabalho. Embora sejam áreas independentes, a comunicação visual entre elas é fundamental para se conseguir fluidez no espaço.
O elemento que funciona como âncora para toda a organização e leitura espacial é a copa. Esta não é entendida apenas como uma área funcional mas como o centro emocional do ambiente, promovendo conforto e convivência.
Mais do que um escritório, as instalações da VIVA IN são a casa de todos aqueles que necessitam de apoio num momento mais exigente da sua vida!